• Swellen Casagrande

Audiência e influência: o que a sua marca tem?

Influência em nada tem a ver com números de seguidores, inscritos ou likes.

O número é a sua #audiência. A #influência é o impacto, a mudança, o desejo ou a ação que a sua comunicação é capaz de provocar nela. Para influenciar é preciso credibilidade, conhecimento e autoridade; e isso números não conferem à ninguém.


Prova desta teoria é que, na prática, dentro do #instagram, @'s na casa dos 10k (ou menos) tem tido excelentes performances de influência real (pesquise sobre o poder dos nano influenciadores). Na maioria dos casos, o bom desempenho se dá porque são pessoas que falam para suas comunidades, com verdade, linguagem única e propriedade de causa - e isso gera uma identificação poderosa com o público. Não existe papo superficial, generalista.

É importante ressaltar que o mesmo raciocínio que citei acima serve para marcas. A conta de uma empresa pode ter 300 mil seguidores, lançar uma ação e não mobilizar 2% desta base. Em contraponto, uma conta com 1000 seguidores, pode fazer um chamado e mobilizar 50% de sua base. Proporcionalmente, qual tem mais força? 50% ou menos de 2%?


Agora ficou claro por que a audiência pode, teoricamente, estar lá maaas isso não significar garantia de influência!? Posto isso, eu te pergunto: seu negócio tem audiência ou influência?

5 visualizações
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

Contato: swellen@bajucomunicacao.com.brPor BAJU Comunicação Criativa ® Todos os direitos reservados.