• Swellen Casagrande

Como manter o cliente em um relacionamento sério com a sua marca

CRM é um sigla que vem da expressão em inglês Customer Relationship Management. Traduzindo: é o mesmo que Gestão do Relacionamento com o Cliente - um dos temas abordados em uma das aulas do #BAJUCLASS (para saber mais sobre esse projeto, acesse Instagram da BAJU clicando aqui!)



No dia, o assunto principal foi pós-venda, maaaaas, deixei beeem claro para o alunos: não dá mais pra focar somente em fazer uma nova venda e não cuidar de toda a jornada do consumidor. Entre as ações de atração e a nova compra, você precisa construir um bom relacionamento!

De forma bem prática, estratégias de CRM fazem justamente isso: mantém o papo em dia, fazem a marca entrar na rotina da pessoa, fortalecem seu posicionamento na mente do público alvo, percebem e antecipam necessidades, personalizam o atendimento ... mantém a chama viva, sabe como?!

Se seu negócio apenas oferta e entrega, provavelmente seu cliente achará alguém mais atencioso e interessado por aí. E o que acontece? Ele acaba adotando o status de relacionamento sério com outra marca que não a sua.

Ainda na aula que citei acima, dei alguns exemplos de como fazer CRM usando ferramentas gratuitas - só pra você não ter desculpa pra não começar! No mercado, existem sistemas e empresas que podem te ajudar nisso, mas, seja num caderninho ou utilizando uma plataforma digital, o importante é cuidar daquele cliente que você conquistou para que ele fique.

Pra terminar, grave esta sequência em sua mente:


uma VENDA abre caminho para RELACIONAMENTO que gera FIDELIZAÇÃO que gera VENDA. Agora, volte ao RELACIONAMENTO!

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