• Swellen Casagrande

Cuide de todos os seus públicos

Atualizado: Jun 29

Ao planejar as estratégias de comunicação de uma marca, muitas empresas e/ou agências deixam de lado um dos principais, se não o mais importante público: a equipe! E eu quero chamar sua atenção pra isso.


Por várias vezes, vi negócios lançando grandes ações e seus funcionários, que são os responsáveis por executá-las, ficarem sabendo dos paranauê pelas redes sociais... E quando a divulgação de um novo produto ou serviço sai na internet, você se interessa, faz contato e a pessoa que atende nem sabe do que se trata?


Lendo, assim, parecem erros inadmissíveis, mas eles acontecem, todos os dias.


Pra não ser desta galera, toda vez que você elaborar qualquer tipo de estratégia para sua marca, não se limite a ter ótimas ideias para impactar, apenas, o seu cliente. Antes dele, lembre-se do seu público interno, ou seja: seu time; que é quem faz a coisa acontecer!


Trabalhe pela valorização da sua marca internamente por meio de ações de #endomarketing e #employerbranding. Quando alinhadas a estratégia global de comunicação, elam potencializam as chances de venda, evitam desgastes, retrabalhados - consequentemente, erros - e aumentam o seu #brandingequity (valor financeiro da marca).


Na foto que ilustra este conteúdo, eu estou ao lado da equipe da Farmácia do Homero. Neste dia, eu ministrei um treinamento com o tema "O clico de vendas perfeito"; um material produzido com base no branding da marca. Em algumas horas, apresentei um apanhado de pequenos detalhes que, no dia a dia, passam despercebidos mas que, na mente do cliente, tem um poder de impacto avassalador. É estratégia para agregar valor a qualquer marca na certa!


Tendo este treinamento como exemplo, já de dou a dica de ouro: cuide de todos os seus públicos (funcionários, fornecedores, parceiros e clientes), também chamados de steakholders, ou públicos de interesse pela sua marca. Ao dar saída em uma ação, adapte a linguagem e o timing dela a cada um deles. Isso é mais simples do que parece; exige organização e visão estratégica, mas levará seu negócio para um outro patamar.

11 visualizações
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

Contato: swellen@bajucomunicacao.com.brPor BAJU Comunicação Criativa ® Todos os direitos reservados.