• Swellen Casagrande

LEAD: uma técnica do jornalismo que pode destravar sua produção de conteúdo

LEAD é uma técnica de escrita do jornalismo. A expressão vem do inglês e traduzindo, literalmente, significa “guia” ou “(o que vem) à frente”. Na prática é, basicamente, a abertura de uma matéria/conteúdo e deve responder a seis perguntas fundamentais:

O QUE | QUEM | QUANDO | ONDE | COMO | POR QUE


Ao ler este artigo, você aprenderá a aplicar esta linha de raciocínio para destravar a sua produção de conteúdo. As seis dicas vão te ajudar a desenvolver pautas para seus canais considerando cada uma destas perguntas.

Vamos começar pela primeira pergunta do LEAD: O QUE!

Veja como, a partir dela, é possível identificar uma série de ganchos que podem ser transformados em pautas, considerando a linha editorial da sua marca:

- O que você produz?

- Que serviços você presta?

- O que você vende?

- O que você vai promover?

- Que causa você apoia?

- Que campanha será lançada?

- O que você faz para a comunidade onde sua marca está inserida?

- Que valor você agrega a vida do seu cliente?

- O que você usa para executar seu trabalho?

Avalie sua marca com um todo e considere todo seu posicionamento global. Depois, liste quantos "O QUE'S" você consegue responder. O próximo passo é produzir o conteúdo ou direcionar a equipe/profissional que fará isso.

Seguindo a técnica do #lead, vamos usar o "QUEM" como pergunta guia para produzir conteúdo.

Considerando o posicionamento global da sua marca e sua linha editorial, veja algumas sugestões que podem ser transformadas em pauta:

- Quem fundou/criou seu negócio?

- Quem está nos bastidores da marca?

- Quem está a frente de cada setor da empresa?

- Quem é cada membro da equipe?

- Quem produz o que você comercializa?

- Quem você admira?

- Quem você recomenda?

- Quem são seus parceiros?

- Quem representa sua marca?

Você já explorou os "QUANDOS" da sua marca na produção dos seus conteúdos? Veja algumas sugestões que podem ser transformadas em pauta:


- Quando seu negócio foi aberto/fundado?

- Quando você, que está a frente da marca, começou a empreender?

- Quando será o lançamento do seu novo produto/serviço?

- Quando aconteceram os principais fatos que marcam a história do seu negócio?


Pensando em conteúdo e tendo como gancho o ONDE, deixe sua imaginação fluir e vá além da localização. Essa palavra pode te dar insights para ótimas pautas!

Veja algumas sugestões, a começar pelas óbvias, já que, muitas vezes, nem elas são são comunicadas:

- Onde está localizado seu negócio geograficamente? (caso ele seja físico)

- Onde o cliente te encontra na internet, em que canais? (caso seja um negócio digital)

- De onde vem o que você vende?

- De onde surge a sua inspiração?

- De onde você (criador do negócio) veio?

- Onde (canais de contato - telefone, email...) o cliente consegue falar com você/sua empresa?

- Onde você estuda(ou), faz cursos, se capacitada?

Baseado nestas dicas, pare e pense sobre o universo da sua marca. Tenho certeza que você terá outras ideias de conteúdo que podem agregar valor ao seu posicionamento.


Você já explorou os 'COMOs' da sua marca na hora de pautar seus conteúdos? Veja abaixo alguns ideias que tive:

- Como você criou sua marca?

- Como seu produto é fabricado?

- Como o escopo da sua prestação de serviço é definida?

- Como sua equipe trabalha? (bastidores)

- Como você trabalha? (bastidores)

- Como seu cliente pode te contactar?

- Como é sua política de atendimento?

- Como o cliente pode identificar seus diferenciais de valor frente as demais opções de mercado? (seja sempre claro e transparente com sua audiência sem desmerecer seu concorrente)

- Como o cliente pode comprar de você?

Avalie sua marca com um todo e considere todo seu posicionamento global. Depois, liste quantos "COMOs" você consegue responder.

Chegamos ao último e, talvez, o mais importante tópico do #lead: POR QUE!

Digo isso, pois ele está diretamente ligado a possibilidade de expor e fortalecer seu propósito dentro da sua estratégia de comunicação.

Veja alguns insights que podem ser transformados em poderosos conteúdos:

- Por que o seu negócio foi criado? (storytelling)

- Por que você faz o que faz? (propósito)

- Por que seu cliente deveria te escolher? (entrega de valor)

- Por que o seu serviço é prestado da forma que você faz?

- Por que esse é o seu mix de produtos?

- Por que você ainda não tem um negócio físico?

- Por que sua empresa ainda não tem um e-commerce?

- Por que você é online e offline?

- Por que sua equipe tem perfil x ou y?

- Por que você prioriza tanto determinada metodologia de atendimento ou só vende x tipo de produto ou só produz com x tipo de insumo?

Essas perguntas te deram uma luz? Ao lê-las, você imaginou conteúdos para seus canais de comunicação? Se sim, hora de produzir! E se tiver dúvida, deixa nos comentários.

3 visualizações
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

Contato: swellen@bajucomunicacao.com.brPor BAJU Comunicação Criativa ® Todos os direitos reservados.