• Swellen Casagrande

O que é e o que não é branding

Atualizado: Ago 5

O objetivo deste artigo é explicar o que é BRANDING. No entanto, acho justo e necessário, começar falando o que NÃO é branding; desta forma, já vou conduzir seu raciocínio por meio da eliminação.


O QUE NÃO É BRANDING? Não é uma logo, marketing digital, dar brindes, fazer ou refazer a identidade visual do seu negócio, pensar e agir de forma isolada, não planejar estratégias macro, cuidar só das suas redes sociais e esquecer do resto.... e por aí, seguiríamos uma lista interminável.


A palavra vem do vocabulário americano:

BRAND = marca
BRANDING = o sufixo ING indica ação, marca viva; é como o seu público enxerga, sente e percebe sua marca

Traduzindo para o bom português, nada mais é do que gestão de marca.

E quando eu falo em percepção, é importante ressaltar que ela pode ser construída - estrategicamente - por você, ou espontaneamente pelo mercado, caso você não se posicione. E isso, cê sabe, né?! Nem sempre é positivo...

Para Marty Neumeier, autor de um dos livros sobre branding mais famosos do mundo, o The Branding Gap, “Branding não é o que você diz que é. É o que eles (os clientes) dizem que é”. E isso acontece a partir daquilo que você alimenta na mente deles.


E aí, com o que você tem 'nutrido' o seu público? Que percepções, informações, sensações você entrega e provoca nele? Já parou para pensar e planejar isso?


Frequentemente, digo aos meus clientes que um dos grandes ganhos de uma gestão de marca estratégica e eficiente é ser visto pelo público desejado exatamente da forma que se quer.


Você já pesquisou, avaliou e analisou se sua marca é vista da forma que você imagina?

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