• Swellen Casagrande

Sua marca (precisa estar) eternamente em construção

Atualizado: Jun 29

Muitos acreditam que o processo de construção de uma marca termina quando a nova logo está pronta. Papelaria e cartões de visita impressos, fanpage no ar... tudo certo, etapa finalizada, correto? Não mesmo!

O desenvolvimento da identidade visual é, apenas, a primeira (e importantíssima) etapa na construção do seu branding. 

"Branding significa dotar bens e serviços com o poder de uma marca. Tem tudo a ver com criar diferenças. Os profissionais de marketing precisam ensinar aos consumidores "quem" é o produto - batizando-o e utilizando outros elementos da marca para identificá-lo -, a que ele se presta e por que o consumidor deve se interessar por ele. O branding diz respeito a criar estruturas mentais e ajudar o consumidor a organizar seu conhecimento sobre os produtos de modo a tornar sua tomada de decisão mais clara e, nesse processo, gerar valor à empresa"

Trecho do livro Administração de Marketing, de Kotler e Keller.


É necessário entender que esta fase criativa, na qual os conceitos de design estão fortemente presentes, é apenas o alicerce da mais nova obra que você acaba de assumir: a construção do posicionamento de sua marca; um trabalho de longo prazo que precisa ser pensando e executado nos mínimos detalhes.


Além de dar uma "cara" a sua empresa, sua marca também deve comunicar ao público o que ela é, a que veio; e o design, trabalhado isoladamente, não cumpre essa missão. É por isso que dissemos no começo: a construção do seu branding não termina com a criação da logomarca; ela continua, diariamente, em todos os aspectos onde o nome de sua empresa está presente:

  • na forma como você apresenta e comunica sua marca em todos os pontos de contato da sua empresa;

  • nos canais de comunicação que você escolhe para se relacionar com o seu público;

  • na linguagem (tanto a verbal da equipe quanto a escrita) que sua marca adota;

  • na personalidade de marca que você apresenta frente a seu público;

  • na forma como sua equipe se porta e se comporta ao atender um cliente;

  • na consistência e persistência com a qual você trabalha a comunicação de sua empresa.

Tudo isso deve ser feito, sempre, de forma clara e coerente. Afinal, relacionamentos entre marcas e clientes devem ser construídos assim como fazemos com as pessoas: baseados em transparência, qualidade e continuidade.


CHECK-LIST: 05 perguntas que te ajudarão a saber se sua obra está indo bem


Caso você não tenha respostas consistentes para todas as questões abaixo, pare tudo: tá na hora de colocar a mão na massa, literalmente! rs...


1.    A missão, visão e valores de sua empresa são de conhecimento de sua equipe? 

2.    Se sim, o comportamento da sua equipe durante o atendimento externa estes pilares aos clientes?

3.    O espaço físico da sua empresa está alinhado a imagem que você quer vender para o mercado? (sinalização, decoração, mobiliário, uso de cores, uniformização da equipe....)

4.    Sobre os seus canais de comunicação - sites, blog, SAC, redes sociais - você escolheu aqueles mais adequados ao seu perfil de público e que lhe proporcionarão um contato direto com o cliente ou só abriu uma conta no Facebook sob a justificativa do "tem que ter" ?

5.    Você já fez alguma pesquisa para saber como seu cliente enxerga, percebe, entende sua marca e seu posicionamento de mercado?


Observe esses pontos, se questione e faça os ajustes necessários. No mais, seja paciente, perseverante. Teste estratégias, insista, corrija, evolua. Cuidar do seu branding não é um trabalho de resultados imediatos, mas rende bons e contínuos frutos a longo prazo. 


Se você precisar de ajuda para colocar tudo isso em prática, me manda uma mensagem! Tô aí, na atividade! ;)

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